O NEPPs – Núcleo de Estudos de Políticas Públicas “Elza de Andrade Oliveira” – nasceu do grupo APLIS – Arranjos Produtivos Locais para Inclusão Social – vinculado à antiga Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Franca, no ano de 2006.

O APLIS se estruturou, sobretudo, a partir da aprovação, junto ao CNPQ, do projeto “Diagnóstico demográfico e socioeconômico dos bolsões de pobreza de Franca: subsídios para a implantação de programas de trabalho e renda” – Edital nº 50/2006 – Seleção pública de projetos de pesquisa nas áreas de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. Este projeto permitiu a consolidação do grupo a partir da realização da sua pesquisa, da divulgação de seus resultados em congressos e reuniões, assim como na elaboração do livro “Da invisibilidade à visibilidade: Pesquisa de condições de vida e pobreza em Franca/SP”, produto do relatório final da pesquisa, publicado em 2011 pela Editora Cultura Acadêmica. Além destes eventos vinculados ao primeiro projeto do grupo, a reflexão e discussão desenvolvida no interior do grupo trouxe a possibilidade de organização de seminários realizados na UNESP: em 2009 foi realizado o I Seminário do APLIS “Desenvolvimento regional e sustentabilidade para a inclusão social” para o debate destes temas com a comunidade acadêmica e geral e em 2010, foi feito o II Seminário do APLIS “Diagnóstico Demográfico e Socioeconômico dos Bolsões de Pobreza de Franca” onde foram apresentados os resultados da pesquisa realizada no projeto anteriormente citado.

Logo APLIS

Somente em 2011 o grupo reconfigurou-se, passando a chamar-se NEPPs – Núcleo de Estudos de Políticas Públicas, já como parte da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.

Para a oficialização desta nova identidade foi realizado, em 2011, o I Seminário do NEPPs “Políticas Públicas – definições e debates” com a perspectiva de firmar o debate sobre o novo tema central a ser explorado pelo grupo. Desde então, o NEPPs tem se fortalecido em torno de novas pesquisas, abrindo-se também à extensão, assim como fortalecendo-se em seminários cada vez mais ampliados, em termos de programação, convidados, parcerias e público.

No seu aniversário de 10 anos, neste ano de 2021, o NEPPs, em uma homenagem a uma de suas grandes inspiradoras, relança o nome do grupo agora como NEPPs – Núcleo de Estudos de Políticas Públicas “Elza de Andrade Oliveira”, em reconhecimento a uma grande socióloga brasileira que tanto atuou na reflexão e na realização de pesquisas na área de políticas públicas no país. Graduada pela Universidade de São Paulo em 1968 e mestre pela Universidade de Chicago nos Estados Unidos, a homenageada, falecida em 30 de dezembro de 2014, professora Assistente IV, na Área de Concentração em Sociologia no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos, durante muitos anos realizou excelentes ensinamentos, assim como desenvolveu muitas pesquisas realizadas junto ao NPD – Núcleo de Pesquisa e Documentação “José Albertino Rodrigues”.