Como consta no site oficial do Fórum Universitário Mercosul (FoMerco), o FoMerco é uma rede de pesquisadores de distintas nacionalidades que, em seus vinte e um anos de existência, reúnem-se a cada dois anos com o propósito de discutir e analisar as implicações, as trajetórias, os problemas e os avanços relativos ao processo de integração latino-americana.
Sublinha-se no âmbito da identidade do FoMerco o imperativo de uma reflexão sobre a integração nestas primeiras décadas do século XXI, que possa incidir sobre a continuidade, a correção de rota e os ajustes das políticas públicas que promovam e consolidem a agenda da integração como instrumento efetivo de autonomia e desenvolvimento da região. Um desenvolvimento que não se mede só pela riqueza da economia de um país ou de uma região, mas se avalia pela extensão e qualidade dos direitos que proporciona a seus povos. Em suma, o FoMerco tem como missão produzir, articular e divulgar conhecimento para aperfeiçoar a agenda das políticas públicas de integração no continente americano.
Dentro do Fórum, as co-coordenadoras do NEPPs Regina Laisner e Camila De Mario coordenam o eixo 4, que trata sobre Integração política: convergências e divergências: esse eixo discute convergências e divergências políticas nos processos contemporâneos de integração na América Latina. Num período marcado por crises políticas e ascensão de governos de direita, os modelos de integração propostos nos últimos anos vêm sendo colocados em questão. Isso se reflete em disputas no interior de blocos e entre propostas distintas como os modelos de integração social e os TLCs. Pretendemos debater especificamente os impactos dessas transformações nos arranjos democráticos, nas instituições e no exercício da cidadania nos espaços de integração.”