Conforme divulgação no site oficial, a Redalint (Red de Investigadores y Gestores en Internacionalización de la Educación Superior de América Latina) foi criada em 2015 a partir de um edital da Secretaria de Políticas Universitárias do Ministério de Educação da Argentina. Atualmente é composta por duas universidades argentinas (Universidad Nacional del Comahue e Universidad Nacional del Sur) e duas Universidades brasileiras (Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Universidade Estadual Paulista).
O objetivo principal da Rede de Pesquisadores e Gestores de Internacionalização da Educação Superior da América Latina (REDALINT) é constituir um grupo de estudo e debate sobre as questões da internacionalização do ensino superior latino-americano, de um ponto de vista crítico e heterogêneo, que abarca especialmente os problemas de integração regional no âmbito desses processos e seu desenvolvimento a partir de suas próprias visões.
A Revista REDALINT, de acesso aberto, pretende publicar artigos de interesse acadêmico e científico, bem como relatos de experiências de gestão e resenhas de livros ou eventos, vinculados a essas questões na perspectiva de constituir um espaço crítico de debate e disseminar ideias, conceitos e práticas sobre as características dos processos específicos de internacionalização em nível regional, bem como seus avanços teóricos e/ou conceituais, enfatizando sua própria perspectiva do Sul.
Outra iniciativa da Rede é a construção do Acervo REDALINT. Este acervo digital visa reunir a produção bibliográfica da região sobre questões de internacionalização do ensino superior, a fim de compilar em uma única plataforma a produção acadêmica sobre essa temática.
Tanto o Acervo REDALINT quanto a Revista REDALINT se apresentam como espaços de socialização do tema da internacionalização da educação superior entre todos os atores universitários que atuam sobre o tema em nível regional em suas diferentes áreas e esferas de produção: pesquisadores, professores, gestores e estudantes. Espera-se que novas universidades possam aderir à Rede REDALINT para expandir esta área de aprendizagem e debate conjunto.